- Moldar a musculatura com atividade física. Por trás de uma manequim famosa existe mais de duas horas por dia de corrida e ginástica. Não precisamos chegar a tanto!
- Remoção de pelos de toda a perna com laser, especialmente, da virilha, tornando a pele da perna mais sedosa e uniforme. O avanço tecnológico incorporou, nos modernos aparelhos, congelamento da pele com spray antes do flash de laser. Este proporciona anestesia e permite usar mais energia de laser e consequentemente uma maior redução de pelos.
- Remoção das varizes com cirurgia ou esclerose feitas por um angiologista, e o uso de laser em microvarizes. Um dos problemas mais comuns em mulheres são as microvarizes ou vasinhos nas pernas. Geralmente acompanhados de sensação de peso na perna, as microvarizes levam a paciente a procurar um tratamento efetivo, principalmente, por seu aspecto inestético. São causadas por dificuldade de retorno do sangue.
Origem do problema
As varizes começaram quando na evolução humana o homem se tornou ereto, deixando de se apoiar nas quatro pernas. Ao se apoiar somente em dois pontos (pernas), o retorno venoso ficou prejudicado. A mesma explicação se dá aos frequentes problemas de coluna atuais, já que o apoio ideal do esqueleto humano seria em quatro pontos.
Os locais de maior incidência das varizes são os membros inferiores, onde se inicia a dificuldade do sistema venoso em drenar o sangue, tão distante do coração e que sofrem mais os efeitos da força da gravidade natural. Podem aparecer também na face, onde a convencional esclerose com produtos químicos é contra-indicada, porque a drenagem venosa da face desemboca próximo ao nariz, dentro da calota coronariana. Nestes casos, realmente o melhor tratamento é o uso do laser.
Nos homens, em geral, as varizes são causadas por fatores hereditários, musculação excessiva e profissões em que se trabalha muito em pé ou sentado. Essas pessoas sedentárias devem movimentar com frequência a panturrilha (batata da perna), que é considerada o coração periférico. Ao movimentá-la, o sangue é aspirado mais facilmente, prevenindo varizes.
É fundamental que os pacientes consultem um angiologista, para que se possa fazer o diagnóstico e excluir patologias como insuficiência ou obstrução venosa profunda, insuficiência das veias perfurantes, insuficiência venosa superficial, hipertensão arterial, fístulas arteriovenosas, ou disfunçao neuromuscular, principalmente, da panturrilha.
Tratamento
O ideal é a prevenção, evitando-se excesso de peso. Pessoas que trabalham muito em pé ou sentadas devem mexer a panturrilha periodicamente e quando possível elevar os pés das camas.
As meias elásticas são excelentes preventivos, desde que seja colocada com o paciente deitado, com as pernas elevadas acima do coração, justamente para esvaziá-la de sangue. É discutido o uso de castanha da índia para fortalecer os vasos, mas alguns pacientes relatam bons resultados.
O paciente deve procurar um angiologista para verificar se não existe alguma má-formação que possa ser retirada cirurgicamente. A esclerose dos vasos maiores com glicose hipertônica ou ethamolim é ainda o melhor e mais barato tratamento.
Quando as microvarizes são muito pequenas e as veias nutridoras já foram tratadas apropriadamente pelo angiologista, o laser vascular é a grande arma no tratamento destes vasinhos inestéticos!
Perguntas e respostas sobre o uso do
laser na eliminação das microvarizes
Já é viavel o uso do laser em microvarizes do ponto de visto tecnológico, preço e disponibilidade de equipamentos?Sim.
Como funciona?
Lasers são luzes puras que diferem uns dos outros por possuírem diferentes comprimentos de onda. Para ficar mais fácil o raciocínio, podemos comparar a luz com as ondas de rádio. Cada estação emite em um comprimento de onda diferente. Os lasers que atuam em vasos sanguíneos são programados para atravessar a pele e só destruir o que encontrar de cor vermelha ou azul. O que há de mais moderno para proteção da pele antes do flash de luz do laser é o congelamento prévio dela com spray de gás de congelamento.
O laser substitui a esclerose com injeção? Em que tipo de microvarizes está indicado o laser?
Não, laser e eclerose são métodos complementares. Com a agulha não se consegue atingir os pequenos vasos que o laser consegue. É indicado principalmente quando paciente tem muitos vasinhos finos descontínuos, pacientes que pioraram após a esclerose, muito sensíveis a dor, já que o processo dói menos que com a agulha. Por outro lado, ainda é vantajoso destruir os vasos mais calibrosos com agulha (esclerose), por ser este um método barato e eficaz para os vasos calibrosos. Com os vasos menores e superficiais o ideal é o laser.
Quanto custa ?
Apenas um pouco mais caro que uma sessão de esclerose.
É suportável ? Perfeitamente, dói menos que uma agulhada.
Fonte: http://www.acessa.com/viver/arquivo/dicas/2001/08/28-Mansur/
Nenhum comentário:
Postar um comentário